sexta-feira, 19 de março de 2010

Parâmetos Curriculaes Nacionais

PCN
Parâmetros Curriculares Nacionais

> Constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental de todo o país;
> Apontam metas de qualidade que ajudem o aluno o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres;
> Apontam caminhos para que a educação seja da melhor qualidade possível, garantindo a aprendizagem essencial para que os alunos possam se inserir e participar da qualidade como cidadão crítico e atuante;
> São abertos e flexíveis;
> Propõem orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa;
> Os professores devem adaptar os parâmetros a realidade de suas escolas e alunos;
> Auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da práti-ca pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor;
> Orientam o planejamento escolar, as ações de reorganização do currículo e as reuniões com professores e pais.

“Todo aluno precisa aprender a posicionar-se de maneiras crítica, responsável e construtivista, nas diferentes situações sociais.”

Temas Transversais

 Formar alunos para a cidadania é o principal objetivo dos PCNs. Daí a necessidade de introduzir nas aulas questões como Ética, Pluraridade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual, que compõem os Temas Transversais.
 Falam de assuntos que ajudarão a escola a cumprir o papel de formar alunos cidadãos;
 Atravessam as áreas do currículo;
 O professor deve criar espaço para que crianças e adolescentes discutam e opinem sobre os fatos;
 A escola não existe só para preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“A escola deve formar políticos honestos, cidadãos cumpridores de suas obrigações, bons pais e mais, homens e mulheres sem preconceitos”.

Ética - conjunto de princípios e padrões de conduta – é construída ao longo da nossa experiência na vida. A sociedade é que educa moralmente. Por isso a ética pode ser abordada nas escolas, onde os alunos aprendem valores e regras, por meio de professores, livros, colegas.
O princípio da dignidade humana será a base do aprendizado. A partir de princípio, os PCNs su-
gerem que as aulas explorem quatro itens importantes: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidarieda-
de.

Meio Ambiente - A proposta dos PCNs é enfatizar que o homem é parte integrante da natureza e depende dela. Daí a necessidade de se conhecer, valorizar e preservar o meio ambiente, entendendo os seus mecanismo de transformação e reciclagem e de como as ações do homem podem comprometer a vida em nosso planeta.

Saúde - A proposta dos PCNs é tratar a saúde como um direito universal. A abordagem deve ser realizada numa perspectiva individual – em que as crianças aprendam o funcionamento do corpo
humano, os cuidados com a higiene pessoal e com a alimentação para a promoção da saúde – e na
vida coletiva, que remete a assuntos como condições de saneamento da comunidade, doenças transmissíveis e consumo de drogas. Atuar em parceria coma comunidade pode proporcionar ótimos resultados. Deve-se estimular a criança a ter atitudes saudáveis.

Pluralidade Cultural - Somos um pais com influência das culturas indígenas, africana e
européia. Nossa realidade apresenta várias faces: a urbana, a caiçara, a sertaneja... Mas estas cul-
turas são desconhecidas de boa parte da população e, ao longo da nossa história, existem precon-
ceitos e discriminações nem sempre assumidos e explicitados.

Orientação Sexual - Bombardeadas pelos apelos sexuais dos meios de comunicação, as crianças trocaram as cantigas de roda pelas danças sensuais de auditório. A escola não pode ficar alheia a esta realidade. O aparecimento de Aids também impõe a necessidade de abordar a
sexualidade na aula.
Os PCNs orientam que o aluno conheça o corpo humano, não apenas do ponto de vista da ano-
tomia, mas ressalta que ele convive com sentimentos e emoções. O questionamento da relação
entre homens e mulheres, a preservação de doenças sexualmente transmissíveis e o combate à discriminação a portadores do vírus do HIV são outros assuntos sugeridos pelos PCNs.

Objetivos

É aquilo que se quer alcançar. São os produtos de aprendizagem previstos antecipada-
mente. São os resultados previstos e desejados conscientemente.

1. Objetivo Geral ou Educacional:
São aqueles que tem sentido amplo, vago, ambíguo e que sugere múltiplas interpretações.
Ex: - Expressar-se livre e criativamente usando diferentes meios de comunicação.
- Aprender a escrever e avaliar objetivos educacionais.
- Desenvolver na criança a capacidade de autonomia.

** Verbos que permitem muitas interpretações **

- Conhecer - Desenvolver - Acreditar - Compreender - Saber - Aprender
- Aperfeiçoar - Apreciar - Adquirir - Entender - Julgar - Melhorar

2. Objetivos Específicos ou de Ensino:
Relaciona-se diretamente com o trabalho do professor. São mais claros e mais precio-
sos. São partes do geral.
Ex: - Identificar processos indicadores de tempo.
- Resolver situações problemáticas envolvendo o sistema monetário brasileiro.
- Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.

Notas: a) Ao ser formado, ele descreve o comportamento que se espera observar no
aluno como resultado de uma experiência educativa.
b) A realização de um objetivo é verificada pelo que a criança é capaz de fazer após ter aprendido.

** Verbos que admitem poucas interpretações **
- Identificar - Diferenciar - Escrever - Resolver - Contrastar - Justificar
- Escolher - Criticar - Construir - Selecionar - Localizar - Relacionar
- Comparar - Enumerar - Verbalizar - Distinguir - Interpretar - Marcar
Obs: Não devemos nos limitar aos exemplos de verbos dados, devemos sim observar o
Que pretendemos alcançar com o objetivo que vamos traçar.
Atenção !!! As expressões “o aluno deverá ser capaz de “, “Levar o aluno à” NÃO são
mais usadas, logo as evite; e lembre-se de colocar o VERBO sempre no INFINITIVO,
pois indicam uma ação a ser executada.

Classificação dos objetivos quanto ao domínio

Benjamin Bloom organizou um sistema de classificação de objetivos: a Taxionomia de
Bloom ( taxionomia = classificação científica ).
Segundo Bloom, os objetivos educacionais representam as mudanças que se espera obser-
var nos alunos, através do processo educacional. Os alunos então, modificam seus pensa-
mentos, seus sentimentos e suas ações. Tais modificações ocorrem em três áreas do com-
portamento:
a) Área Cognitiva: abrange conhecimentos, conceitos, idéias, princípios e habilida-
dês mentais.
Os objetivos formulados vinculam-se à memória e ao desenvolvimento de capacidade e
Habilidades intelectuais.
Ex: - Evocar fatos ligados à Independência do Brasil através de consulta ao livro texto;
- Traduzir para o Português um texto em Inglês, utilizando o dicionário sempre que
se fizer necessário;
- Dado um planejamento didático, analisar as diferentes fases que o compõem;
- Imaginar ums história, de acordo com a gravura apresentada.

b) Área Afetiva: descrevem mudanças de interesses, atitudes, valores e o desenvolvi-
mento de apreciações e ajustamento adequado.
Ex: - Cooperar com os colegas na execução de um mural;
- Discutir a responsabilidade de cada um no equilíbrio ecológico;
- Selecionar o melhor entre vários textos apresentados;
- Comparar as atitudes de várias pessoas diante de um assunto.

c) Área Psicomotora: abrange objetivos vinculados à área de habilidades manipula-
tivas ou motoras.
Ex: - Montar um quebra-cabeça de 20 peças;
- Recortar e colar uma figura numa folha de cartolina;
- Modelar animais, usando massa plástica;
- Plantar as verduras no canteiro do quintal.
OBS: Os três domínios podem ser atingidos numa mesma atividade, mas geralmente há
predomínio de uma das áreas.
Há autores que defendem a interpretação dos três domínios, pois o “Homem não
é dividido, e sim, um ser integral”.


“ A Educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à dis-
cussão criadora, sob pena de ser uma farsa. “ Paulo Freire

Que este material, venha contribuir com o seu cresci-
mento e desempenho junto aos alunos.
Com carinho...
Equipe Pedagógica
Março / 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário