quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projetos - 4º Ano do Curso Normal

SECRETARIA DE EST SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA IV
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SARAH KUBITSCHEK
Avenida Manoel Caldeira de Alvarenga , 1203 - Campo Grande – RJ
Aluno (a) : ________________________________________________________ Nº : ______ Turma : ______
Professora de PPIP : Cláudia Rigo
Projetos
1.1. Projetos
Os Projetos são ferramentas que possibilitam outras formas de trabalhar os velhos conteúdos de maneira mais atraente e interessante e, ainda, centrada no aluno, percebendo individualmente as diferentes formas de aprender , os diferentes níveis de interesse, assim como as dificuldades e as potencialidades de cada um.
Por meio dos projetos podemos estimular os alunos, através de materiais, experiências e vivências, a fim de medir os pro-
cessos de assimilação, facilitando a aprendizagem dos conteúdos, bem como sua aplicação no cotidiano.
- Etapas para execução de um projeto
1º Escolha do tema / conteúdo: o ideal que e o tema seja escolhido em conjunto entre alunos e professores, melhor ainda se surgir de uma curiosidade dos alunos, ou seja, o foco de interesse deve partir dos alunos.
2º Planejamento : essa é a etapa de estruturação, de planejamento das atividades que serão desenvolvidas. Para isso, algumas perguntas norteiam os passos de um planejamento:
O quê ?
Sobre o quê pesquisamos ?
Que faremos nesse projeto ?
Por quê ?
Por quê estamos pesquisando esse tema ?
Como ?
Como realizarmos esse projeto ?
Como podemos dividi as atividades ente os membros do grupo ?
Como apresentaremos o projeto ?
Quando ?
Quando realizaremos as etapas planejadas ?
Quem ?
Quem realizará cada uma das atividades ?
Com quê ?
Quais serão os recursos, materiais e humanos, para garantir a execução do projeto ?
Devemos salientar que o planejamento pode ser alterado no decorrer da execução, pois são necessários ajustes no meio da caminhada.
3º Montagem e execução: esse é o momento de produção e criação. É a fase mais trabalhosa, porem a mais gratificante em termos de aprendizagem para o aluno.
Aqui, o professor deve ser um facilitado, um mediado, um motivador e, também, aquele que está sempre orientando o trabalho dos alunos.
4º Depuração e ensaio: essa é a fase da autocrítica e auto-avaliação, sendo necessário os ajustes. Devemos perguntar:
Todos os dados, informações e ilustrações necessários ao projeto ? Todos os itens são importantes ?
Reavendo as informações
1. O que é projeto ? _________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
2. A quem o projeto estimulam ? Justifique :
____ __________________________________________________________________________________________________
3. Por que a escolha do tema é tão importante ?
__________________________________________________________________________________________________

3. O que é planejamento ?


4. Cite as etapas para execução de um projeto :


5. Qual o papel do docente junto ao discente, diante da montagem e execução do projeto ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário